COMO ECONOMIZAR ENERGIA

Quando falamos em economia de energia não imaginamos quantas pequenas ações podemos fazer para contribuir com isso. Aqui vão apenas algumas dicas mas com certeza podemos mais, muito mais.

A utilização de pérgulas e varandas

A colocação de pérgulas na cobertura, com vigas paralelas à fachada funcionando como um “brise”, reduz em 4,5% o consumo de ar-condicionado na edificação, pois evita a radiação solar direta nas paredes e no interior dos apartamentos do pavimento durante o período mais quente do dia entre 10 e 16 horas.

A utilização de varandas possibilita a abertura de portas e janelas em dias de chuva, além de melhorar a iluminação natural no ambiente interno.

As pérgulas e varandas criam um sombreamento fundamental para o bom desempenho dos aparelhos de ar condicionado.

 

Vãos de iluminação e ventilação

Para formar uma barreira que evite a entrada de calor no interior das construções, é necessário abrir totalmente o vão de ventilação e a colocação de uma veneziana externa, possibilitando o escurecimento do ambiente, com ventilação permanente e evitando a radiação solar diretamente sobre o vidro.

A dessas medidas implica numa redução de 8,1% no consumo de ar-condicionado da edificação. A fim de obter-se iluminação sem radiação solar direta e ventilação do ambiente em dias de chuva, existe a possibilidade de colocação de báscula na veneziana.

Com ventilação permanente, não há efeito estufa nos ambientes

Cor na edificação

A escolha da cor nos revestimentos é um fator importante no que diz respeito a absorção de calor.

A opção de cores claras nas fachadas reduz sensivelmente o calor no interior da construção.

No piso de varandas e terraços não é indicado o uso da cor branca pois o seu alto nível de reflexão acaba direcionando a radiação solar para as paredes, o que acarreta no aumento da temperatura interna. Neste caso, o ideal é a utilização de bege claro ou argila.

Para a escolha dos vidros, o vidro verde é o que consegue maior redução de calor.

Com a aplicação de vidros verdes, mármore branco e cerâmica clara nas fachadas, pode-se reduzir até 5,6% no consumo de ar-condicionado.

Caixas para aparelhos de ar condicionado

Quando não estiverem sob pérgulas ou varandas, os aparelhos de ar-condicionado deverão ter uma caixa protetora de material vazado, que não impeça a renovação de ar, e com isolamento termo-acústico na parte superior contra pingos de chuva e radiação solar.

A instalação do aparelho deve ser feita na parte superior do ambiente.

As paredes em volta do aparelho não devem ser dobradas, evitando a obstrução nas grelhas de tomadas e saídas de ar.

Paredes dobradas (tijolo deitado)

A maior espessura das paredes externas das edificações garante um isolamento térmico mais eficaz.

Testes comprovam que tijolos deitados na parede externa ajudam na redução do calor no ambiente.

Iluminação

A escolha do tipo de lâmpadas e luminárias na edificação é um fator de grande importância no combate ao desperdício de energia elétrica.

O ideal é a realização de um projeto luminotécnico para as partes comuns da casa, com utilização de lâmpadas eficientes, reatores eletrônicos, luminárias de alto rendimento e sensores de presença, atendendo as normas técnicas com menor consumo de energia.

Ao projetar a construção procure aproveitar ao máximo a iluminação natural nos ambientes internos para evitar a utilização de luz artificial durante o dia.

Substitua as lâmpadas convencionais por lâmpadas fluorescentes compactas eficientes. Uma lâmpada incandescente gasta até cinco vezes mais que uma fluorescente com o mesmo brilho, e dura menos.

Substitua os refletores leitosos das luminárias por refletores “espelhados”.

Pinte paredes e tetos com cores claras.

Observando todas essas dicas com certeza a economia de energia será sentida nas contas mensais. Vale a pena sofrer um pouco para realizar tudo isso pois  a longo prazo o resultado sera benéfico.

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>