COMO ESCOLHER O ARQUITETO IDEAL PARA SEU PROJETO?

Um bom arquiteto faz toda diferença no resultado final de uma obra. Além disso, esse profissional simplifica tudo para o seu cliente, tornando o processo mais rápido, prático e prazeroso. Mas, com tantos arquitetos no mercado, você tem receio de errar na escolha? Então vamos lá com algumas dicas para ajudá-lo.

Primeiramente, é necessário entender quais são as funções de um arquiteto. Ele trabalha desde a avaliação de um terreno, para a implantação de um projeto, até os detalhes do interior da obra como escolha no piso, instalações elétricas e hidráulicas. Além disso, esse profissional pode fazer projetos de design de interiores e paisagismo.

Antes de qualquer coisa é importante verificar as reais necessidades de cada projeto, pois um arquiteto pode ser contratado por serviços avulsos de consultoria, ou gerenciamento completo da obra. Em qualquer um dos casos, vale a pena ter paciência para encontrar a pessoa ideal. Veja abaixo as nossas dicas:

1) Pesquise:

O primeiro passo é fazer uma vasta pesquisa de projetos arquitetônicos em sites e revistas, para saber qual estilo mais te agrada. Assim, você estará treinando o seu olhar para selecionar o profissional que tem o seu perfil e saber explicar melhor para ele o que você espera do projeto.

2) Peça indicação:

Se você tem um amigo que já contratou um arquiteto, converse com ele para saber como foi a realização do projeto e se ele ficou satisfeito, indicações são sempre bem vindas!

3) Faça uma lista de profissionais:

Depois de conversar com quem já trabalhou com esse tipo de serviço, procure buscar nomes nas Associações de Arquitetos e Urbanistas e, faça uma lista com os profissionais preferidos. Depois, é necessário verificar se eles possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do seu estado. O CAU/ BR, por exemplo, possui uma ferramenta online para fazer essa checagem.

4) Conheça suas obras:

Agora, é importante pedir o portfólio desses profissionais, para conhecer melhor os seus trabalhos. Se tiver disponibilidade, vá pessoalmente até uma obra feita pelos seus arquitetos preferidos, isso vai te ajudar a decidir pelo ideal.

5) Orçamento:

Você não tem ideia do valor de um projeto arquitetônico? Consulte o site do CAU, onde existe uma tabela de honorários. Isso vai te ajudar a negociar o valor.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>